Delcy Mac Cruz
Por meio de publicação na edição de 02/10/23 do Diário Oficial da União, a companhia sucroenergética Cerradinho Bioenergia S. A. (CNPJ 08.322.396/0001-03) informa ter recebido a Licença de Instalação 175/2023 para indústria de açúcar e etanol na unidade localizada no município de Chapadão do Céu (GO).
A Licença refere-se ao processo 1576/2023 e foi expedida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) de Goiás.
Com a Licença, a Cerradinho Bioenergia, que até então produzia etanol de cana-de-açúcar e de milho, agora está oficializada também para produzir açúcar.
Imagem da publicação da Cerradinho Bioenergia no Diário Oficial de Goiás:
Mais sobre a planta de produção de açúcar da Cerradinho
Em 07 de julho de 2023, a Cerradinho Bio, controladora da Cerradinho Bioenergia, divulgou o conteúdo a seguir sobre a planta de produção de açúcar:
"A Cerradinho Bioenergia, empresa do setor sucroenergético que produz etanol e seus coprodutos a partir de matéria-prima renovável, como a cana e o milho, investirá R$ 289 milhões em uma fábrica de açúcar, negócio inédito para a Companhia.
A unidade diversifica o leque de produtos oferecidos pela empresa, atualmente dedicada exclusivamente aos biocombustíveis.
Prevista para ser instalada em Chapadão do Céu (GO), a nova fábrica terá capacidade de produzir 30 mil sacos de 50kg de açúcar VHP por dia (equivalente a 1500 toneladas), totalizando 330 mil toneladas por safra. Atualmente, a CerradinhoBio possui 100% do seu mix da moagem de cana voltado para a produção de etanol. Este poderá chegar em até 42% de mix para açúcar VHP.
'É com alegria que anunciamos a construção da fábrica de açúcar VHP. Com a diversificação de nossos produtos, buscamos alcançar todo o potencial da CerradinhoBio, sempre tendo como norte a qualidade e a sustentabilidade de nossa produção e processos. A ampliação do nosso leque de produtos e a expectativa positiva do preço do açúcar no mercado, foram decisivos para viabilizar esta decisão', comemora o diretor-presidente, Paulo Motta.
A aprovação do investimento para a construção da unidade foi feita na reunião do Conselho de Administração da CerradinhoBio, na última sexta-feira, 7 de julho. A expectativa é que a nova fábrica inicie suas operações na primeira metade da safra 2024/25."
Clique aqui para acessar o conteúdo na íntegra.
Produção de etanol na safra 2021/22
Em relato, a Cerradinho Bioenergia destaca ter encerrado a safra 21/22 com processamento de 5,3 milhões de toneladas de cana-de-açúcar.
Além do etanol de cana-de-açúcar, a Cerradinho também produz o etanol através da moagem de milho. Em novembro de 2019, foi inaugurada a Neomille, planta de etanol de milho, que moeu durante a safra 2021/22 543 mil toneladas de milho.
Confira a evolução do processamento de cana-de-açúcar e milho nos últimos cinco anos: