Usina tradicional obtém outorga para uso de recursos hídricos



Portaria com a autorização foi oficializada em 19 de dezembro de 2025




Por meio de publicação, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) do Mato Grosso oficializa concessão de outorga para usina tradicional.

No caso, trata-se da Usinas Itamarati S/A (Uisa).

O que destaca a Portaria do SEMA, publicada na edição de 30 de dezembro de 2025 do Diário Oficial do Mato Grosso:

A portaria trata de atos de outorga referente ao Processo n° 2799/2022:

  • Captação: trata-se do direito de uso de recursos hídricos, para captação no Rio Angelim e no reservatório formado por barramento no Córrego São Lourenço, na Unidade de Planejamento e Gerenciamento UPG: P-3 (Alto Paraguai Superior), Bacia Hidrográfica do Paraguai, para a indústria da uisa com capacidade anual de moagem de 7,5 [milhões de] toneladas de cana, 1.500 m³/dia de etanol e 40.000 sacos de 50 kg de açúcar (2.000 T/dia), 50,0 ton/dia de produção de levedura e produção energética de 40,50 MW (megawatts) de energia elétrica.

  • Localização: na Fazenda Guanabara, zona rural do município de Nova Olímpia (MT), com as seguintes características: Captação direta no Rio Angelim às coordenadas geográficas: Lat. 14°46'04,50'S, Long. 57°12'16,80"W; Vazão de captação máxima: 0,2500 m³/s (900 m³/h ou 250,0 L/s), com validade até 31/12/2035.

Quem assina a Portaria: Lilian Ferreira dos Santos, Secretária Adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos.




Mais sobre a uisa, a partir de informações da empresa (mais aqui): 


"Somos uma das maiores e mais integradas biorrefinarias do país. Contamos com um modelo de negócio que permite a transformação de matérias-primas renováveis e de seus resíduos em biocombustíveis, energia limpa, alimentos, fertilizantes orgânicos e leveduras. 
Estamos localizados em Mato Grosso e temos como diretriz a maximização da sustentabilidade e a redução das emissões de carbono, a partir do processamento de biomassas.
Com um time de mais de 3.300 funcionários e importantes parcerias, atuamos em todas as etapas da cadeia produtiva, desde o plantio da cana-de-açúcar até o comércio, logística e distribuição do produto acabado. 
São mais de 43 anos de história com atuação nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil."



Imagem da publicação da Secretaria do Meio Ambiente do Mato Grosso no Diário Oficial do Estado de 30 de dezembro de 2025:





Deixe um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem